Blog

Imagem

Bairro Bom Fim: colonização judaica e tradicionalismo em Porto Alegre

20/04/2018

Em meados dos anos 1860, o bairro Bom Fim chamava-se Campo da Várzea. Possuía, na época, poucas casas, algumas chácaras, sítios e matas nativas, que foram utilizadas como refúgios para os escravos. Com a construção da Capela Senhor do Bom Fim, em 1867, o bairro passou a chamar-se Campo do Bom Fim.

Na segunda década do século XX, começaram a chegar as primeiras famílias judaicas em Porto Alegre, que se instalaram nas imediações da Avenida Bom Fim, (atual Av. Osvaldo Aranha) e em suas transversais como a rua Santo Antônio, a rua Silveira Martins, (hoje rua Gen. João Teles) e a rua Dom Afonso que, posteriormente, chamou-se Ramiro Barcelos. A comunidade judaica foi construindo suas casas, seu templo de oração – Sinagoga - pequenos comércios e oficinas que, mais tarde, vem a formar um bairro residencial e comercial, especialmente equipado por lojas de móveis.

Desde 1944, o Hospital de Pronto Socorro funciona nas esquinas das avenidas Venâncio Aires e Osvaldo Aranha.

Nas imediações do bairro encontra-se também o Parque Farroupilha ao longo da Avenida Osvaldo Aranha, porém pertencente ao bairro Farroupilha, tradicional em Porto Alegre, com exposição de artesanatos, música e lazer ao ar livre.

Os limites do bairro ficaram estabelecidos pela Avenida Osvaldo Aranha, da esquina da rua Sarmento Leite até a Felipe Camarão, até a rua Castro Alves, paralelo à Avenida Independência.

Compartilhar

Posts relacionados

Imagem

Como declarar imóveis no imposto de renda

03/02/2019

O imposto de renda é um imposto coletado pela Receita Federal que incide sobre toda pessoa física que tenha tido um ganho acima de R$ 28.559,70. O contribuinte deve informar anualmente os ganhos do ano anterior (em 2019, os ganhos de 2018, por exemplo), para apuração e possível restituição. A compra de um imóvel é um dos dados que deve constar no imposto de renda.

Imagem

Aplicativos ajudam a organizar a rotina doméstica e a economizar tempo e dinheiro

04/12/2017

A rotina de quem mora em grandes cidades é cheia de atividades e muitas vezes torna-se difícil conciliar todos os afazeres. Para quem tem filhos, é preciso buscá-los na escola, se preocupar com alimentação, higiene, lazer, etc. Assim, os aplicativos para smartphones e tablets surgiram para facilitar a vida das pessoas. Existe uma infinidade de aplicativos disponíveis, tanto para iOS como para Android, que foram pensados para dar aquela ajudinha na hora de organizar a sua rotina. Confira!

Imagem

Saiba o que determina o preço de um imóvel

11/12/2017

Na hora de comprar ou alugar um imóvel, sempre surge essa dúvida. Algumas vezes, em uma mesma rua, os preços podem variar em até 50%. E isso ocorre porque existem algumas variáveis que são levadas em conta na hora de determinar o preço de um imóvel. Confira quais são!

 

ENCONTRE O SEU IMÓVEL

Negócio
Categoria
Localização
Código
Dormitórios
Valor de venda