No século XX, deu-se início o processo de urbanização do bairro Cristal a partir da abertura do Hipódromo. Na época, a abertura deste espaço foi sinônimo de modernidade e status para o bairro. Mas a história do bairro inicia em XIX, com a chegada de famílias italianas que cultivavam pomares e hortas. Nesta mesma época, o Cristal passou a abrigar importantes instituições como a Hospedaria para Imigrantes em 1881, que cedeu lugar, dezoito anos depois, ao alojamento do 3º Batalhão de Infantaria da Brigada Militar e onde, posteriormente, foi construída a Enfermaria da Brigada.
A origem do nome do bairro tem duas versões: a primeira fala que o General Bento Gonçalves da Silva e sua tropa, anos antes da Revolução Farroupilha, teria repousado sob a sombra de uma figueira na região – esta, conservada até hoje pelos moradores do bairro. Como Bento possuía uma estância denominada Cristal, pode ter sido este o motivo do nome do bairro. A segunda versão trata do fato de que, no espaço onde se consagrou o bairro, havia uma rica concentração de quartzos, que brilhavam no solo da região, eis o porquê da designação.
Atualmente o bairro conta com pontos importantes da Capital, como o Jockey Club, o Clube Veleiros do Sul, o Iate Clube Guaíba e o Museu Iberê Camargo.
Fonte: Centro de Pesquisa Histórica
Confira as ótimas oportunidades de imóveis para alugar neste bairro em: https://goo.gl/1xetHg
Compartilhar
No Brasil predomina a cultura de ter imóvel como investimento. Pense bem: quantas pessoas você conhece que se esforçam ao máximo para comprar um imóvel? A casa própria pode trazer prazer para quem quer essa conquista, mas, do ponto de vista financeiro, nem sempre é o mais vantajoso.
A administração de um condomínio não é uma tarefa simples: muitos itens para manutenção, atividades operacionais, gerenciamento de colaboradores, administração e contabilidade. Do mesmo modo, o síndico deve estar sempre atento e disposto a prover bem-estar e ótimo relacionamento entre os seus condôminos.
O bairro Cidade Baixa é um bairro histórico na capital gaúcha. No século 19, era conhecido como Arraial da Baronesa e era parte das terras da Baronesa de Gravataí, que na época também possuía outras terras da região que eram utilizadas para trabalho escravo. Na metade do século XX, as ruas Avaí e Sarmento Leite receberam diversas indústrias, cinemas e igrejas. Isso contribuiu significantemente para o aumento populacional do bairro.