Blog

Imagem

Fiador, calção ou seguro fiança?

05/11/2017

Quando se aluga um imóvel, é preciso dar uma garantia para compensar o locador caso o inquilino não consiga honrar o pagamento mensal independente se a locação é para fins particular ou empresarial. As opções que o inquilino tem são: fiador, caução e seguro-fiança.

Abaixo explicamos cada uma das garantias, bem como qual a melhor opção.

Fiador

É a pessoa que possui um bem quitado em seu nome que pode ser oferecido como garantia, caso haja falta de pagamento ou outra obrigação do locatário em relação ao contrato firmado entre as partes. Além disso, a pessoa deve comprovar uma renda mensal compatível para arcar com o aluguel, de, geralmente, três a quatro vezes o valor do aluguel.

Caução

É a garantia que equivale ao depósito, ao inicio do contrato, de até três meses de aluguel em uma conta do locatário que deverá realizar a devolução do valor (acrecido da correção monetária) para o inquilino quando ele deixar o imóvel. O valor só é restituído de forma integral se não houver atrasos nos pagamentos por parte do inquilino e, caso o locatário não tenha prejuízos em seu imóvel.

Seguro-fiança

Assim como a caução, o seguro fiança não é adotado por todas as consultorias imobiliárias, porém quando é aceito, funciona como uma apólice de seguros que é adquirida junto a uma seguradora. A maior desvantagem para o locatário é que deve ser pago uma quantia em dinheiro todos os anos, fazendo com que haja um custo adicional e continuo durante a validade do contrato sem o ressarcimento do mesmo.

E afinal, qual a melhor opção?

Depende da situação financeira de cada um, pois cada uma das garantias possui as suas peculiaridades. Enquanto no fiador você tem que achar uma pessoa de confiança e que corresponda aos requisitos, optando por caução você não dependerá de ninguém, mas, terá que pagar em uma única vez 3x o valor do aluguel, assim como a mensalidade paga caso opte pelo seguro-fiança. Ainda é válido ressaltar que ambas as partes devem levar em consideração as garantias que as imobiliárias aceitam, pois, cada uma tem as suas preferências.

Compartilhar

Posts relacionados

Imagem

Passeios para fazer com a família na época de férias que cabem no seu bolso

20/02/2018

Janeiro e Fevereiro são os meses conhecidos por serem destinados às férias. Mães e pais são dispensados do trabalho por alguns dias, enquanto seus filhos ganham uma folga das aulas escolares. E aí surge a dúvida: como fazer passeios em família sem estourar o orçamento familiar?

Imagem

Dicas de decoração para salas comerciais e escritórios

13/04/2018

O escritório ou sala comercial é um dos ambientes que passamos mais tempo durante o dia. Por isso, ter um ambiente aconchegante e que transmita a personalidade da sua empresa é essencial, não só para que os clientes tenham uma percepção boa do seu produto ou serviço mas também para o bem-estar dos funcionários que ali estão exercendo suas atividades.

Imagem

Bairro Bom Fim: colonização judaica e tradicionalismo em Porto Alegre

20/04/2018

Em meados dos anos 1860, o bairro Bom Fim chamava-se Campo da Várzea. Possuía, na época, poucas casas, algumas chácaras, sítios e matas nativas, que foram utilizadas como refúgios para os escravos. Com a construção da Capela Senhor do Bom Fim, em 1867, o bairro passou a chamar-se Campo do Bom Fim.

ENCONTRE O SEU IMÓVEL

Negócio
Categoria
Localização
Código
Dormitórios
Valor de venda