Janeiro e Fevereiro são os meses conhecidos por serem destinados às férias. Mães e pais são dispensados do trabalho por alguns dias, enquanto seus filhos ganham uma folga das aulas escolares. E aí surge a dúvida: como fazer passeios em família sem estourar o orçamento familiar?
Nas grandes cidades, é comum que as famílias optem pelos shoppings, pois neles há uma grande variedade de produtos e serviços à disposição. No entanto, esse passeio costuma pesar no orçamento, e por esse motivo é importante que as famílias procurem outras alternativas, caso optem por ficar na cidade e não viajar para o litoral.
Confira algumas dicas ;)
Parques públicos
Todo ser humano necessita de algum contato com a natureza. E se na sua cidade existe algum local, pequeno ou grande, onde há árvores, pássaros, borboletas, brinquedos, gramado, ar puro é uma ótima pedida.
Museus e locais históricos
Lugar onde a cultura está presente em todos os cantos. É um ótimo passeio para fazer com crianças e adolescentes, pois já estão na fase de entender o mundo ao seu redor.
Visita a parentes
Crianças adoram casas de parentes, elas se sentem seguras e amadas com tantas pessoas lhes dando atenção e carinho. Lá poderão cultivar amizades, descobrir histórias de antepassados, ver objetos antigos e se divertir.
Shows culturais
O contato cultural enriquece a mentalidade do ser humano, trazendo novos sons, ritmos, história, conhecimento e diversão. Existem shows culturais como os de orquestra que são uma ótima alternativa e ainda contribuem para o desenvolvimento intelectual dos pequenos.
Visitas a asilos, orfanatos, abrigos para animais abandonados
Essa é uma boa atividade para ensinar os filhos o serviço ao próximo e de quebra, ajudar os outros, assim esqueceremos dos nossos próprios problemas, ou os veremos bem menores, e ainda por cima, faremos o dia de alguém melhor.
Existem também muitas outras, desde plantar um jardim ou jogar jogos entre a família, que podemos fazer em casa mesmo, sem sair, ou gastar dinheiro algum. Há uma infinidade de opções que varia de acordo com a localidade e sei que sua criatividade vai transformar o feriado, final de semana ou férias em algo diferente, divertido e unido!
Compartilhar
No Brasil predomina a cultura de ter imóvel como investimento. Pense bem: quantas pessoas você conhece que se esforçam ao máximo para comprar um imóvel? A casa própria pode trazer prazer para quem quer essa conquista, mas, do ponto de vista financeiro, nem sempre é o mais vantajoso.
O bairro Cidade Baixa é um bairro histórico na capital gaúcha. No século 19, era conhecido como Arraial da Baronesa e era parte das terras da Baronesa de Gravataí, que na época também possuía outras terras da região que eram utilizadas para trabalho escravo. Na metade do século XX, as ruas Avaí e Sarmento Leite receberam diversas indústrias, cinemas e igrejas. Isso contribuiu significantemente para o aumento populacional do bairro.
Até as primeiras décadas do século XX, a região que atualmente corresponde ao Jardim Itu-Sabará tratava-se de uma grande fazenda. O início da urbanização da área data da década de 1950 e, em 1954, a região transformou-se em um loteamento.