Blog

Imagem

Quer alugar um imóvel? Confira a lista de documentos necessários

10/12/2018

Para quem está buscando uma locação, a principal dúvida é quanto aos documentos necessários para dar entrada no aluguel.

Alguns documentos são exigidos no momento do contrato de aluguel, a fim de que entrega do imóvel seja efetuada sem problemas.

Confira:

Locatário

Se o inquilino for pessoa física, são necessários:

• Documentos de identificação (RG e CPF);

• Comprovantes de residência (que podem ser contas de água ou de luz);

• Comprovantes de rendimento.

Para este último, são aceitos holerite, contra-cheque, carteira de trabalho ou mesmo a declaração do Imposto de Renda, desde que a renda comprovada seja igual ou superior a três vezes o aluguel.

Se o inquilino for pessoa jurídica:

• Documentos de identificação dos representantes legais da companhia;

• Cartão CGC (Cadastro Geral de Contribuintes);

• Inscrição Estadual ou Municipal;

• Contrato social com quaisquer alterações;

• Balanço patrimonial dos últimos dois exercícios;

• Balancete mais recente;

Caso o contrato social não conceda poderes aos representantes legais, será necessário também uma procuração.

Renda

Os comprovantes de renda para inquilinos pessoa física vão variar conforme a situação empregatícia.

Os autônomos ou profissionais liberais devem apresentar a Decore (Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos) assinada pelo contador com o número do CRC (Conselho Regional de Contabilidade) e os contratos de prestação de serviços que estiverem vigentes.

Os aposentados ou pensionistas precisam comprovar o recebimento dos respectivos benefícios.

Já os comerciantes ou industriais precisam fornecer o cartão do CNPJ, do contrato social da empresa e a Decore assinada pelo contador com o CRC.

Caso o inquilino seja um trabalhador da economia informal sem qualquer um desses documentos, ele precisará de uma declaração que comprove o vínculo com o sindicato da classe.

Fonte: Ingaia

Compartilhar

Posts relacionados

Imagem

Bairro Petrópolis: tradição, natureza e comércio ativo

29/01/2018

O bairro Petrópolis tem sua origem nas primeiras décadas do século XX. A região tinha características rurais, com uma economia baseada na plantação de agrião, criação de gado e produção de leite. Seus primeiros moradores eram oriundos tanto do interior do Estado como do centro da capital, que a partir da década de 40, procuraram áreas mais afastadas para moradia.

Imagem

Mora sozinho? Confira essas dicas que vão facilitar a sua vida!

02/01/2018

Morar sozinho é uma decisão que inspira liberdade e independência. Fazer tudo o que você gostaria de fazer, no seu tempo e da forma que você quiser. Porém, essa decisão também inspira responsabilidade. Afinal, você é responsável por tudo, não é mesmo? Desde o pagamento das contas da casa até lavar as roupas, limpar a casa e ir ao supermercado.

Imagem

Bairro Praia de Belas: Parque Marinha, Estância da Harmonia, shopping e muito mais!

09/04/2018

No século XIX, a região conhecida hoje como Praia de Belas era ocupada por chácaras e sítios. Uma das primeiras chácaras á beira do lago Guaíba era propriedade de Antônio Rodrigues Belas, que construiu uma passagem que tornou-se importante para o comércio local. Assim, seu nome originaria o nome do bairro “Praia de Belas” em 1960, quando o aterro do lago Guaíba foi concluído.

ENCONTRE O SEU IMÓVEL

Negócio
Categoria
Localização
Código
Dormitórios
Valor de venda