Na hora de comprar ou alugar um imóvel, sempre surge essa dúvida. Algumas vezes, em uma mesma rua, os preços podem variar em até 50%.
E isso ocorre porque existem algumas variáveis que são levadas em conta na hora de determinar o preço de um imóvel. São elas:
Localização: As condições de vias de acesso, o comércio ao redor, a existência de hospitais e escolas, são fatores considerados na hora de estabelecer o preço do imóvel. Assim como o ruído sonoro: uma região com feira ao ar livre e mais barulhenta, também acaba por interferir no valor.
Infraestrutura: Essa é grande razão pela qual dois imóveis semelhantes em um mesmo condomínio possuem preços distintos. O tempo de construção do imóvel, sua condição de conservação, seu padrão de acabamento e revestimento, se já passou por reformas, são itens que devem ser observados atentamente, pois também influenciam no valor das propriedades. Além disso, a infraestrutura do condomínio como piscina, área de lazer, vagas na garagem, churrasqueira, acessibilidade e itens de segurança também podem modificar o preço final estabelecido.
Metragem: O valor do m² também varia de acordo com a região. Para se ter uma média dos preços, é preciso comparar o valor de imóveis de tipos e tamanhos semelhantes e aqueles localizados no bairro no qual o imóvel está sendo vendido, a fim de fixar um preço ideal para venda.
Cenário econômico: Em tempos de crise econômica, o preço dos imóveis pode diminuir, porém não significa que seu valor também diminuiu. Em uma economia reestabelecida, quando o cenário econômico estiver em condições mais favoráveis, este preço pode voltar a subir.
Assim, antes de alugar ou comprar um imóvel, investigue essas variáveis junto ao corretor de imóveis, a fim de chegar em uma negociação e preço adequado para você e suas necessidades.
Compartilhar
Janeiro e Fevereiro são os meses conhecidos por serem destinados às férias. Mães e pais são dispensados do trabalho por alguns dias, enquanto seus filhos ganham uma folga das aulas escolares. E aí surge a dúvida: como fazer passeios em família sem estourar o orçamento familiar?
Colocar um imóvel para alugar pode ser uma boa solução para quem quer complementar sua renda ou ainda, para quem quer viver financeiramente somente por este meio. Ter uma imobiliária que atue como parceira neste processo é extremamente importante, a fim de evitar possíveis transtornos. Confira alguns pontos de atenção na hora de colocar seu imóvel para alugar.
Morar sozinho é uma decisão que inspira liberdade e independência. Fazer tudo o que você gostaria de fazer, no seu tempo e da forma que você quiser. Porém, essa decisão também inspira responsabilidade. Afinal, você é responsável por tudo, não é mesmo? Desde o pagamento das contas da casa até lavar as roupas, limpar a casa e ir ao supermercado.