O bairro Floresta era, até o final da Revolução Farroupilha (em meados de 1845) uma área de chácaras. A partir de 1850, ruas foram inauguradas e abriram caminhos no novo bairro. Em 1888, ruas como Dr. Timóteo e Félix da Cunha já faziam parte do mapa do bairro. Paróquias foram inauguradas, dando início a urbanização do bairro. Mas foi com a inauguração da linha dos bondes de tração elétrica nas proximidades, em 1909, que a área começou a se desenvolver.
No ano de 1849, a construção de um hospital no topo de um morro bastante arborizado, a Casa de Saúde Bela Vista, também contribuiu para o desenvolvimento da região. Cinquenta anos depois, o hospital foi adquiridos pelo Exército e tornou-se Hospital Militar da Terceira Região.
A instalação de grandes indústrias na região também contribuiu com o desenvolvimento econômico e urbano do local. Fábricas de fogões, camas, pregos, cervejas, indústria de cigarros operavam no bairro, o que o fez ser conhecido por “bairro das chaminés”.
Atualmente, mantendo caraterísticas residenciais, o bairro conta com grande variedade comercial onde, inclusive, a Fábrica da Brahma cedeu espaço ao Shopping Total, preservando ainda algumas características do prédio original.
Também no bairro localiza-se uma das mais belas ruas da cidade, a Gonçalo de Carvalho. Bastante arborizada, a rua encanta a quem passa por ela, seja em automóvel ou a pé, seu túnel verde enche os olhos de qualquer pessoa. Além disso, o Floresta conta com um complexo cultural, o Vila Flores, que faz parte dos avanços de revitalização do bairro. É formado por 3 edificações e um pátio, que abrigam diversas funções: local para a realização de atividades socioculturais (coordenadas pela Associação Cultural Vila Flores), espaço de trabalho de artistas e empreendedores criativos (os residentes) e ambiente de aprendizado.
Compartilhar
Colocar um imóvel para alugar pode ser uma boa solução para quem quer complementar sua renda ou ainda, para quem quer viver financeiramente somente por este meio. Ter uma imobiliária que atue como parceira neste processo é extremamente importante, a fim de evitar possíveis transtornos. Confira alguns pontos de atenção na hora de colocar seu imóvel para alugar.
Na última semana de abril, foi anunciada pela Caixa Econômica Federal a redução nas taxas de financiamento de imóveis. As taxas mínimas da Caixa passaram de 10,25% ao ano para 9% ao ano, no caso de imóveis do Sistema Financeiro de Habitação (SFH), e de 11,25% ao ano para 10% ao ano para imóveis enquadrados no Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI). As taxas máximas caíram de 11% para 10,25%, no caso do SFH, e de 12,25% 11,25%, no SFI. O banco também aumentou novamente o limite de cota de financiamento do imóvel usado, de 50% para 70%.
A rotina de quem mora em grandes cidades é cheia de atividades e muitas vezes torna-se difícil conciliar todos os afazeres. Para quem tem filhos, é preciso buscá-los na escola, se preocupar com alimentação, higiene, lazer, etc. Assim, os aplicativos para smartphones e tablets surgiram para facilitar a vida das pessoas. Existe uma infinidade de aplicativos disponíveis, tanto para iOS como para Android, que foram pensados para dar aquela ajudinha na hora de organizar a sua rotina. Confira!