Localizado na zona norte da cidade, nos altos da avenida Dom Pedro II, o bairro Higienópolis limita-se com os bairros Passo d’Areia, ao norte e, ao sul, com o bairro Auxiliadora.
O nome do bairro, segundo o cronista Ari Veiga Sanhudo, vem do grego Higia que, na mitologia grega, é consagrada como fada da higiene, representando o que é são e exemplar em nossas vidas. Ainda segundo o cronista, o bairro representava, já em meados do século XX, um dos melhores e mais arejados locais de moradia da cidade.
O bairro Higienópolis mescla características residenciais e de serviços, pois encontra-se no bairro uma variada rede de prestação de serviços (bancos, escritórios, comércio, lazer). Os modernos edifícios residenciais e comerciais compõem a paisagem do bairro, que se caracteriza pela verticalização dos imóveis. Nas duas últimas décadas o mercado imobiliário expandiu-se na região e, hoje em dia, Higienópolis caracteriza-se como bairro de classe média de Porto Alegre.
A região possui algumas áreas verdes, como a Praça Alberto Ramos, Frederico Arnaldo Ballvé e Província de Shiga. Ainda, é no bairro Higienópolis que está localizada a Casa de Espanha de Porto Alegre, Estação de Tratamento de Água (DMAE), a residência do Consul da Alemanha em Porto Alegre e o cemitério São João, o maior da cidade.
Fonte: Centro de Pesquisa Histórica de Porto Alegre
Compartilhar
O bairro Floresta era, até o final da Revolução Farroupilha (em meados de 1845) uma área de chácaras. A partir de 1850, ruas foram inauguradas e abriram caminhos no novo bairro. Em 1888, ruas como Dr. Timóteo e Félix da Cunha já faziam parte do mapa do bairro. Paróquias foram inauguradas, dando início a urbanização do bairro. Mas foi com a inauguração da linha dos bondes de tração elétrica nas proximidades, em 1909, que a área começou a se desenvolver.
A área de serviço é um cômodo indispensável em qualquer imóvel. Há algum tempo, as roupas eram lavadas à mão e colocadas para secar no sol, em um varal. Hoje, com apartamentos enxutos e pequenos espaços, bem como pouco tempo, máquinas de lavar e secar, assim como varais sanfonados para uso interno também se tornaram essenciais. Mas como organizar todos esses utensílios, além dos materiais de limpeza, em um único (pequeno) cômodo? Confira essas dicas!
O imposto de renda é um imposto coletado pela Receita Federal que incide sobre toda pessoa física que tenha tido um ganho acima de R$ 28.559,70. O contribuinte deve informar anualmente os ganhos do ano anterior (em 2019, os ganhos de 2018, por exemplo), para apuração e possível restituição. A compra de um imóvel é um dos dados que deve constar no imposto de renda.