Escolher a sua nova morada pode ser bem mais simples do que parece. Visitar a Habitarte, agendar uma visita, ver o local, etc. Por isso vamos registrar aqui algumas coisas que aprendemos serem de extrema importância quando se vai procurar um apartamento para alugar.
1 – Quer pagar quanto?
Quando estiver escolhendo o apartamento na lista de possibilidades disponíveis da imobiliária, nunca esqueça de ver o valor do condomínio do prédio e somar isso ao aluguel para saber quanto você vai gastar por mês. Vale lembrar que você ainda terá as despesas de luz/água/telefone/outras contas na somatória mensal.
2 – Localização: custo-benefício
Se você tem carro, escolher um apartamento mais afastado do trabalho/faculdade e de mercados, farmácias e afins não é tão problemático. Mas se você está a pé, leve em consideração que estar perto de, pelo menos, um ponto de ônibus e um bom supermercado é uma mão na roda. Morar mais afastado é silencioso, mas você vai lembrar disso quando estiver voltando tarde da noite para casa sozinho.
3 – Sol
A dica vai além da astronomia, mas você precisa saber quando o sol bate no seu apartamento, em que direção, e em que horários. Se o apartamento fica em um angulo em que o sol quase nunca entra, ele pode ser úmido e você terá sérios problemas com mofo. Se ele entra direto na sala durante a tarde, você vai precisar estudar onde colocar sua TV.
4 – Ventilação
Se você está entre um apartamento que fica no meio do prédio e um que fica de esquina, escolha o de esquina. Os apartamentos que ficam no meio do andar do prédio sofrem de pouca ventilação, pois a brisa não consegue correr de uma janela para outra. Nesse caso, o apartamento pode ficar muito quente no verão.
5 – Elétrica
Se você usa muitos aparelhos eletrônicos, eletrodomésticos, computadores, etc., é importante se informar de como anda a fiação do apartamento. Prédio mais antigos normalmente tem fiação precária.
6 – Piso
Vale lembrar que quando o piso é forrado com carpet, dará bastante trabalho, além disso você não poderá ter bichinhos de estimação peludos e nem ser alérgico a poeira. Já os pisos de madeira laminada são fáceis de riscar, e você vai precisar das explicações à imobiliária quando for devolver o apartamento. Os pisos de pedra (azulejos, Porcelanato, etc.) apesar de mais frios são mais resistentes e fáceis de limpar.
7 – Acústica
É sempre bom reparar se você escuta muito dos vizinhos, afinal se você é muito barulhento, eles vão se incomodar, e o contrário vai ser ainda pior, você será incomodado.
Essas são dicas essenciais, outras coisas como o estado do apartamento, o andar, a vista e a garagem são questões mais pessoais que só você poderá decidir.
Veja a matéria completa no site Vizinho Novo.
Compartilhar
O bairro Petrópolis tem sua origem nas primeiras décadas do século XX. A região tinha características rurais, com uma economia baseada na plantação de agrião, criação de gado e produção de leite. Seus primeiros moradores eram oriundos tanto do interior do Estado como do centro da capital, que a partir da década de 40, procuraram áreas mais afastadas para moradia.
O bairro Cidade Baixa é um bairro histórico na capital gaúcha. No século 19, era conhecido como Arraial da Baronesa e era parte das terras da Baronesa de Gravataí, que na época também possuía outras terras da região que eram utilizadas para trabalho escravo. Na metade do século XX, as ruas Avaí e Sarmento Leite receberam diversas indústrias, cinemas e igrejas. Isso contribuiu significantemente para o aumento populacional do bairro.
Colocar um imóvel para alugar pode ser uma boa solução para quem quer complementar sua renda ou ainda, para quem quer viver financeiramente somente por este meio. Ter uma imobiliária que atue como parceira neste processo é extremamente importante, a fim de evitar possíveis transtornos. Confira alguns pontos de atenção na hora de colocar seu imóvel para alugar.