Blog

Imagem

Bairro Petrópolis: tradição, natureza e comércio ativo

29/01/2018

O bairro Petrópolis tem sua origem nas primeiras décadas do século XX. A região tinha características rurais, com uma economia baseada na plantação de agrião, criação de gado e produção de leite. Seus primeiros moradores eram oriundos tanto do interior do Estado como do centro da capital, que a partir da década de 40, procuraram áreas mais afastadas para moradia.

Por ser bastante arborizado e possuir um clima ameno, a região era o destino de veranistas na década de 30. Nessa mesma época, eram realizadas manobras e exercícios militares na região.

O crescimento do bairro está ligado ao desenvolvimento do seu principal eixo viário, o antigo Caminho do Meio – atual Avenida Protásio Alves - que, atualmente, é uma das principais vias da Capital, com mais de 12 km.

Mas foi a partir da abertura da avenida Nilo Peçanha, na década de 70, que a região começa a ser valorizada e a se expandir. A criação de duas linhas de bondes – João Abbott e Petrópolis – também estimularam o crescimento do comércio e serviços, e consequentemente, a população do bairro aumentou.

Estão localizados no bairro alguns dos clubes mais conhecidos de Porto Alegre, como Grêmio Náutico União, que serve de lazer aos moradores da região e arredores e o tradicional Petrópolis Tênis Clube.

Atualmente o bairro Petrópolis é independente do centro da cidade e conta com um comércio ativo e variado, que se estende ao longo da Avenida Protásio Alves.

Fonte: Centro de Pesquisa Histórica de Porto Alegre

Compartilhar

Posts relacionados

Imagem

Saiba o que você precisa fazer antes de colocar seu imóvel para alugar

15/12/2017

Colocar um imóvel para alugar pode ser uma boa solução para quem quer complementar sua renda ou ainda, para quem quer viver financeiramente somente por este meio. Ter uma imobiliária que atue como parceira neste processo é extremamente importante, a fim de evitar possíveis transtornos. Confira alguns pontos de atenção na hora de colocar seu imóvel para alugar.

Imagem

Mora sozinho? Confira essas dicas que vão facilitar a sua vida!

02/01/2018

Morar sozinho é uma decisão que inspira liberdade e independência. Fazer tudo o que você gostaria de fazer, no seu tempo e da forma que você quiser. Porém, essa decisão também inspira responsabilidade. Afinal, você é responsável por tudo, não é mesmo? Desde o pagamento das contas da casa até lavar as roupas, limpar a casa e ir ao supermercado.

Imagem

Bairro Cidade Baixa: cultura e boemia em um só lugar!

15/01/2018

O bairro Cidade Baixa é um bairro histórico na capital gaúcha. No século 19, era conhecido como Arraial da Baronesa e era parte das terras da Baronesa de Gravataí, que na época também possuía outras terras da região que eram utilizadas para trabalho escravo. Na metade do século XX, as ruas Avaí e Sarmento Leite receberam diversas indústrias, cinemas e igrejas. Isso contribuiu significantemente para o aumento populacional do bairro.

 

ENCONTRE O SEU IMÓVEL

Negócio
Categoria
Localização
Código
Dormitórios
Valor de venda