Blog

Imagem

Bairro Petrópolis: tradição, natureza e comércio ativo

29/01/2018

O bairro Petrópolis tem sua origem nas primeiras décadas do século XX. A região tinha características rurais, com uma economia baseada na plantação de agrião, criação de gado e produção de leite. Seus primeiros moradores eram oriundos tanto do interior do Estado como do centro da capital, que a partir da década de 40, procuraram áreas mais afastadas para moradia.

Por ser bastante arborizado e possuir um clima ameno, a região era o destino de veranistas na década de 30. Nessa mesma época, eram realizadas manobras e exercícios militares na região.

O crescimento do bairro está ligado ao desenvolvimento do seu principal eixo viário, o antigo Caminho do Meio – atual Avenida Protásio Alves - que, atualmente, é uma das principais vias da Capital, com mais de 12 km.

Mas foi a partir da abertura da avenida Nilo Peçanha, na década de 70, que a região começa a ser valorizada e a se expandir. A criação de duas linhas de bondes – João Abbott e Petrópolis – também estimularam o crescimento do comércio e serviços, e consequentemente, a população do bairro aumentou.

Estão localizados no bairro alguns dos clubes mais conhecidos de Porto Alegre, como Grêmio Náutico União, que serve de lazer aos moradores da região e arredores e o tradicional Petrópolis Tênis Clube.

Atualmente o bairro Petrópolis é independente do centro da cidade e conta com um comércio ativo e variado, que se estende ao longo da Avenida Protásio Alves.

Fonte: Centro de Pesquisa Histórica de Porto Alegre

Compartilhar

Posts relacionados

Imagem

Jardim Itu-Sabará: grande fazenda que tornou-se urbanizada e povoada por 31 mil habitantes

12/03/2018

Até as primeiras décadas do século XX, a região que atualmente corresponde ao Jardim Itu-Sabará tratava-se de uma grande fazenda. O início da urbanização da área data da década de 1950 e, em 1954, a região transformou-se em um loteamento.

Imagem

Bairro Higienópolis: região arejada, que mescla comércios e residências

09/02/2018

Localizado na zona norte da cidade, nos altos da avenida Dom Pedro II, o bairro Higienópolis limita-se com os bairros Passo d’Areia, ao norte e, ao sul, com o bairro Auxiliadora. O nome do bairro, segundo o cronista Ari Veiga Sanhudo, vem do grego Higia que, na mitologia grega, é consagrada como fada da higiene, representando o que é são e exemplar em nossas vidas. Ainda segundo o cronista, o bairro representava, já em meados do século XX, um dos melhores e mais arejados locais de moradia da cidade.

Imagem

Bairro Cristal: Hipismo, cultura e urbanização

04/05/2018

No século XX, deu-se início o processo de urbanização do bairro Cristal a partir da abertura do Hipódromo. Na época, a abertura deste espaço foi sinônimo de modernidade e status para o bairro. Mas a história do bairro inicia em XIX, com a chegada de famílias italianas que cultivavam pomares e hortas.

ENCONTRE O SEU IMÓVEL

Negócio
Categoria
Localização
Código
Dormitórios
Valor de venda