Blog

Imagem

Saiba o que você precisa fazer antes de colocar seu imóvel para alugar

15/12/2017

Colocar um imóvel para alugar pode ser uma boa solução para quem quer complementar sua renda ou ainda, para quem quer viver financeiramente somente por este meio. Ter uma imobiliária que atue como parceira neste processo é extremamente importante, a fim de evitar possíveis transtornos. Confira alguns pontos de atenção na hora de colocar seu imóvel para alugar:

  • Preço do aluguel: é importante levar em consideração alguns pontos como localização, demanda, condições do imóvel, etc. Por isso uma boa avaliação determina o preço de aluguel do seu imóvel.
  • Garantias financeiras: o mais conhecido e utilizado é a existência de um fiador, que é quando a pessoa se responsabiliza pelos débitos no caso de inadimplência do inquilino. Porém, existe ainda a fiança bancária e o seguro fiança, que podem servir como garantia para o locador.
  • Vistoria: deve ser realizada antes de ser entregue a chave para o locatário. Nela, deve ser descrita as condições do imóvel no ato da locação, a fim de que o inquilino entregue o imóvel para o locador nas mesmas condições que recebeu.
  • Contrato: fica sob os cuidados da imobiliária, caso a locação seja intermediada por uma. Nele, são descritos itens como: a descrição do imóvel e as condições da locação, valor do aluguel, data de vencimento, duração do contrato (normalmente, 30 meses), definição do fiador, valor de multas por atraso (cerca de 10%).
  • Reajuste do aluguel: acompanha o índice de inflação que mede outros bens de consumo, como transportes, alimentação, educação, etc. Este índice tem variado de 4,99% a 10,78% ao ano, nos últimos anos.

A presença da imobiliária nesse processo garante privacidade ao locador, bem como controle de documentos, contratos e pagamentos. Ainda, evita possíveis transtornos, como atrasos de pagamentos, não realização de vistoria e análise de crédito, por exemplo. Ter uma imobiliária como parceira para mediar a relação locador-locatário, é imprescindível afim de garantir os trâmites de locação de forma positiva.

Compartilhar

Posts relacionados

Imagem

Como declarar imóveis no imposto de renda

03/02/2019

O imposto de renda é um imposto coletado pela Receita Federal que incide sobre toda pessoa física que tenha tido um ganho acima de R$ 28.559,70. O contribuinte deve informar anualmente os ganhos do ano anterior (em 2019, os ganhos de 2018, por exemplo), para apuração e possível restituição. A compra de um imóvel é um dos dados que deve constar no imposto de renda.

Imagem

Tem menos de 30 anos e quer comprar um imóvel? Confira essas dicas

22/01/2018

A casa ou apartamento próprio pode parecer um sonho distante. Mas, com planejamento financeiro esse sonho pode se tornar realidade, principalmente se você começar a planejar cedo. O financiamento é uma das alternativas para quem quer adquirir seu próprio imóvel. A faixa etária dos 30 anos se mostra uma idade propícia para começar a fazer planos como esse, principalmente porque ao comprar um imóvel, você tem o direito de financiá-lo em até 35 anos.

Imagem

Aprenda a gerenciar seu tempo livre

05/02/2018

Em um mundo cada vez mais conectado, com excesso de informações a todo o momento e com metas altas sendo estabelecidas tanto a nível pessoal e profissional, o gerenciamento do tempo livre muitas vezes não ocorre, principalmente para moradores de grandes metrópoles. O modelo de vida que atualmente a sociedade vive e a cultura de “estar sempre fazendo algo” pode ocasionar estresse e esgotamento, e muitas vezes, mesmo momentos de descanso e lazer são invadidos por demandas profissionais. Por isso, a gestão do tempo se torna imprescindível para uma melhor qualidade de vida.

ENCONTRE O SEU IMÓVEL

Negócio
Categoria
Localização
Código
Dormitórios
Valor de venda