Blog

Imagem

Saiba o que você precisa fazer antes de colocar seu imóvel para alugar

15/12/2017

Colocar um imóvel para alugar pode ser uma boa solução para quem quer complementar sua renda ou ainda, para quem quer viver financeiramente somente por este meio. Ter uma imobiliária que atue como parceira neste processo é extremamente importante, a fim de evitar possíveis transtornos. Confira alguns pontos de atenção na hora de colocar seu imóvel para alugar:

  • Preço do aluguel: é importante levar em consideração alguns pontos como localização, demanda, condições do imóvel, etc. Por isso uma boa avaliação determina o preço de aluguel do seu imóvel.
  • Garantias financeiras: o mais conhecido e utilizado é a existência de um fiador, que é quando a pessoa se responsabiliza pelos débitos no caso de inadimplência do inquilino. Porém, existe ainda a fiança bancária e o seguro fiança, que podem servir como garantia para o locador.
  • Vistoria: deve ser realizada antes de ser entregue a chave para o locatário. Nela, deve ser descrita as condições do imóvel no ato da locação, a fim de que o inquilino entregue o imóvel para o locador nas mesmas condições que recebeu.
  • Contrato: fica sob os cuidados da imobiliária, caso a locação seja intermediada por uma. Nele, são descritos itens como: a descrição do imóvel e as condições da locação, valor do aluguel, data de vencimento, duração do contrato (normalmente, 30 meses), definição do fiador, valor de multas por atraso (cerca de 10%).
  • Reajuste do aluguel: acompanha o índice de inflação que mede outros bens de consumo, como transportes, alimentação, educação, etc. Este índice tem variado de 4,99% a 10,78% ao ano, nos últimos anos.

A presença da imobiliária nesse processo garante privacidade ao locador, bem como controle de documentos, contratos e pagamentos. Ainda, evita possíveis transtornos, como atrasos de pagamentos, não realização de vistoria e análise de crédito, por exemplo. Ter uma imobiliária como parceira para mediar a relação locador-locatário, é imprescindível afim de garantir os trâmites de locação de forma positiva.

Compartilhar

Posts relacionados

Imagem

Bairro Bom Fim: colonização judaica e tradicionalismo em Porto Alegre

20/04/2018

Em meados dos anos 1860, o bairro Bom Fim chamava-se Campo da Várzea. Possuía, na época, poucas casas, algumas chácaras, sítios e matas nativas, que foram utilizadas como refúgios para os escravos. Com a construção da Capela Senhor do Bom Fim, em 1867, o bairro passou a chamar-se Campo do Bom Fim.

Imagem

Bairro Petrópolis: tradição, natureza e comércio ativo

29/01/2018

O bairro Petrópolis tem sua origem nas primeiras décadas do século XX. A região tinha características rurais, com uma economia baseada na plantação de agrião, criação de gado e produção de leite. Seus primeiros moradores eram oriundos tanto do interior do Estado como do centro da capital, que a partir da década de 40, procuraram áreas mais afastadas para moradia.

Imagem

Bairro Cidade Baixa: cultura e boemia em um só lugar!

15/01/2018

O bairro Cidade Baixa é um bairro histórico na capital gaúcha. No século 19, era conhecido como Arraial da Baronesa e era parte das terras da Baronesa de Gravataí, que na época também possuía outras terras da região que eram utilizadas para trabalho escravo. Na metade do século XX, as ruas Avaí e Sarmento Leite receberam diversas indústrias, cinemas e igrejas. Isso contribuiu significantemente para o aumento populacional do bairro.

 

ENCONTRE O SEU IMÓVEL

Negócio
Categoria
Localização
Código
Dormitórios
Valor de venda