Blog

Imagem

Fiador, caução ou seguro fiança?

05/11/2017

Quando se aluga um imóvel, é preciso dar uma garantia para compensar o locador caso o inquilino não consiga honrar o pagamento mensal independente se a locação é para fins particular ou empresarial. As opções que o inquilino tem são: fiador, caução e seguro-fiança.

Abaixo explicamos cada uma das garantias, bem como qual a melhor opção.

Fiador

É a pessoa que possui um bem quitado em seu nome que pode ser oferecido como garantia, caso haja falta de pagamento ou outra obrigação do locatário em relação ao contrato firmado entre as partes. Além disso, a pessoa deve comprovar uma renda mensal compatível para arcar com o aluguel, de, geralmente, três a quatro vezes o valor do aluguel.

Caução

É a garantia que equivale ao depósito, ao inicio do contrato, de até três meses de aluguel em uma conta do locatário que deverá realizar a devolução do valor (acrecido da correção monetária) para o inquilino quando ele deixar o imóvel. O valor só é restituído de forma integral se não houver atrasos nos pagamentos por parte do inquilino e, caso o locatário não tenha prejuízos em seu imóvel.

Seguro-fiança

Assim como a caução, o seguro fiança não é adotado por todas as consultorias imobiliárias, porém quando é aceito, funciona como uma apólice de seguros que é adquirida junto a uma seguradora. A maior desvantagem para o locatário é que deve ser pago uma quantia em dinheiro todos os anos, fazendo com que haja um custo adicional e continuo durante a validade do contrato sem o ressarcimento do mesmo.

E afinal, qual a melhor opção?

Depende da situação financeira de cada um, pois cada uma das garantias possui as suas peculiaridades. Enquanto no fiador você tem que achar uma pessoa de confiança e que corresponda aos requisitos, optando por caução você não dependerá de ninguém, mas, terá que pagar em uma única vez 3x o valor do aluguel, assim como a mensalidade paga caso opte pelo seguro-fiança. Ainda é válido ressaltar que ambas as partes devem levar em consideração as garantias que as imobiliárias aceitam, pois, cada uma tem as suas preferências.

Compartilhar

Posts relacionados

Imagem

Tem menos de 30 anos e quer comprar um imóvel? Confira essas dicas

22/01/2018

A casa ou apartamento próprio pode parecer um sonho distante. Mas, com planejamento financeiro esse sonho pode se tornar realidade, principalmente se você começar a planejar cedo. O financiamento é uma das alternativas para quem quer adquirir seu próprio imóvel. A faixa etária dos 30 anos se mostra uma idade propícia para começar a fazer planos como esse, principalmente porque ao comprar um imóvel, você tem o direito de financiá-lo em até 35 anos.

Imagem

Saiba o que você precisa fazer antes de colocar seu imóvel para alugar

15/12/2017

Colocar um imóvel para alugar pode ser uma boa solução para quem quer complementar sua renda ou ainda, para quem quer viver financeiramente somente por este meio. Ter uma imobiliária que atue como parceira neste processo é extremamente importante, a fim de evitar possíveis transtornos. Confira alguns pontos de atenção na hora de colocar seu imóvel para alugar.

Imagem

Mora sozinho? Confira essas dicas que vão facilitar a sua vida!

02/01/2018

Morar sozinho é uma decisão que inspira liberdade e independência. Fazer tudo o que você gostaria de fazer, no seu tempo e da forma que você quiser. Porém, essa decisão também inspira responsabilidade. Afinal, você é responsável por tudo, não é mesmo? Desde o pagamento das contas da casa até lavar as roupas, limpar a casa e ir ao supermercado.

ENCONTRE O SEU IMÓVEL

Negócio
Categoria
Localização
Código
Dormitórios
Valor de venda