Morar sozinho é uma decisão que inspira liberdade e independência. Fazer tudo o que você gostaria de fazer, no seu tempo e da forma que você quiser. Porém, essa decisão também inspira responsabilidade. Afinal, você é responsável por tudo, não é mesmo? Desde o pagamento das contas da casa até lavar as roupas, limpar a casa e ir ao supermercado.
Assim, para uma rotina organizada, é necessário que alguns hábitos sejam adotados para que a vida de quem mora sozinho seja mais fácil. Confira!
1 – Organização das despesas: Colocar na ponta do lápis o dinheiro que entra como receita e o que você gasta com despesas, é imprescindível. Uma boa dica é colocar contas básicas (água, luz, telefone) no débito automático. Assim você não corre o risco de ultrapassar o vencimento e acabar pagando juros. Colocar todas as contas com vencimento para 3 dias depois que você recebe o salário ajuda você a ter tempo de se organizar antes que as contas vençam.
2 – Comida e refeições: Para quem mora sozinho, o ideal é ir semanalmente no mercado, a fim de evitar comprar mais comida do que pode consumir e isso resultar em desperdício. Além disso, estabelecer um cardápio da semana antes de ir ao mercado direciona o que precisa ser comprado. Por falar nisso, pessoas que moram sozinhas muitas vezes não se sentem motivas a cozinhas somente para si mesmo. Porém, é preciso ter cuidado! Abusar de alimentos industrializados e congelados pode fazer mal a saúde a longo prazo.
3 – Limpeza: Mantenha a sua casa limpa e organizada o quanto possível. Isso inclui arrumar a cama, limpar a cozinha e o banheiro, não deixar roupas espalhadas pela casa. É mais fácil sempre arrumar assim que possível, pois deixar acumular e fazer no final de semana pode lhe dar um trabalho maior, além de comprometer seu horário de lazer.
4 – Mobília: Precisa mobiliar a casa nova e não sabe por onde começar? Feirões de móveis de segunda mão, bazares, sites de “desapego” e até doações é uma ótima forma de conseguir mobiliar sua casa sem gastar muito.
Com essas dicas, morar sozinho até torna-se uma tarefa mais fácil, não é mesmo?
Compartilhar
O bairro Petrópolis tem sua origem nas primeiras décadas do século XX. A região tinha características rurais, com uma economia baseada na plantação de agrião, criação de gado e produção de leite. Seus primeiros moradores eram oriundos tanto do interior do Estado como do centro da capital, que a partir da década de 40, procuraram áreas mais afastadas para moradia.
O imposto de renda é um imposto coletado pela Receita Federal que incide sobre toda pessoa física que tenha tido um ganho acima de R$ 28.559,70. O contribuinte deve informar anualmente os ganhos do ano anterior (em 2019, os ganhos de 2018, por exemplo), para apuração e possível restituição. A compra de um imóvel é um dos dados que deve constar no imposto de renda.
Na hora de comprar ou alugar um imóvel, sempre surge essa dúvida. Algumas vezes, em uma mesma rua, os preços podem variar em até 50%. E isso ocorre porque existem algumas variáveis que são levadas em conta na hora de determinar o preço de um imóvel. Confira quais são!